domingo, 6 de novembro de 2016

ALFERES RUBEN RECORDAÇÕES DA GUERRA



O agora Alferes Ruben já nosso conhecido e camarada de armas 2º Comandante do Esq. Cav. 149, não esqueceu a sua câmara doméstica Super 8 e embarcou com ela até Angola, nosso destino militar, em 27Jun1961.
E, apesar dos trabalhos duros e perigosos da guerra dia e noite, ainda conseguiu algum momento especial para as imagens inéditas que aqui damos a conhecer.
Estamos celebrizados no filme "A grande Arrancada" do jornalista Neves da Costa e o operador de imagem Serras Fernandes, equipa da RTP integrada na nossa coluna militar para fazer a cobertura da tomada de Nambuangongo.
Contudo, nestas filmagens do Alf. Rubem temos imagens da viagem como o baptismo da passagem pela Linha do Equador, das tropas no mato e no Caxito e do feito incrível que foi a construção de uma jangada com materiais achados nas sanzalas abandonadas como bidons, tábuas e pregos velhos e outros retirados da mata como paus e lianas e tudo conjunturado com as lianas, pregos velhos e arame farpado constituindo o conjunto uma verdadeira "geringonça" naval que transportou o Esquadrão completo, homens, materiais e viaturas da margem direita do Rio Dange no Quijoão para a margem esquerda na picada em direcção à Pedra Verde, sem o mínimo percalço.
A guerra não esperava nem consentia intervalos, nem que fosse para ficar registada na sua própria História da "Guerra Colonial" ou "Guerra do Ultramar", mas o Alf. Rubem aproveitou os momentos de "descanso do combatente" para registar instantes dela, a nossa Guerra. 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário