quarta-feira, 6 de novembro de 2013

OPERAÇÃO NAMBUANGONGO - EFEITOS I



CAP. CAVª RUI ABRANTES ACERCA DO BAT.114
Como é já da História Militar acerca da Guerra em Angola, a operação militar de maior envergadura realizada no norte de Angola foi a operação denominada "Viriato" montada para a reocupação de Nambuangongo, considerada pelo inimigo a sua Praça-Forte, Quartel-General e Capital política dos territórios ocupados. Nessa operação tomaram parte três importantes colunas militares seguindo percursos mais ou menos formando vectores de força de 120º entre si e convergido em Nambuangongo.
Do vector sul-norte seguindo por Caxito-Anapasso-Quicabo-Beira Baixa-Onzo-Nambuangongo ficou encarregado o Bat.114 comandado pelo militar conceituado Cor. Oliveira Rodrigues. O vector Este-Oeste seguindo pelo Piri-Rio Luica-Mucondo-Nambuangongo ficou encarregado o Bat.96 comandado pelo destemido Cor. Maçanita. E o vector Oeste-Este, arrancando tardiamente dez dias em relação aos dois Batalhões referidos,  seguindo por Ambriz-Quimbumbe-Zala-Nambuangongo ficou encarregado o Esq. Cav. 149 reforçado com quatro Pelotões de Armas específicas, comandado pelo racional e sagaz Cap. Rui Abrantes.  

O Bat.114, logo aos primeiros 15 kms de avanço foi atacado em massa em Anapasso junto da ponte sobre o Rio Lifune. Com as suas Mausers e várias armas automáticas fez frente a uma mole de homens armados de catanas, canhangulos e algumas armas automáticas, vencendo a batalha sem contudo evitar a morte de alguns homens seus.
Desde esse momento pareceu ter ficado atemorizado e praticamente ficou paralizado, sem iniciativa. O Comando do Bat., em vez de explorar o sucesso da vitória e a raiva dos vivos perante os camaradas mortos e arrancar em frente a todo vapor, mediu mal a situação sobrestimando a força do inimigo e fez alto, remetendo-se depois a solicitar reforços para poder avançar de novo.
É certo que o percurso entregue ao Bat.114 era o mais bem guardado e defendido pelo inimigo dado ser o caminho mais curto e directo em relação a Luanda. Também, talvez por isso mesmo, tal percurso tenha sido entregue ao Comando do Militar considerado melhor preparado.
Aconteceu que o Comando do Bat.114 e o Comando do Sector 3 responsável máximo pela operação, instalado na Fazenda Tentativa e comandado pelo Brigadeiro Peixoto da Silva, não chegaram a entender-se cabalmente, um quanto aos reforços disponíveis e outro quanto ao avançar sem os reforços pedidos. E sobretudo, nem o Comando Chefe nem o Comando de Bat. viram na batalha de Anapasso uma vitória importante e determinante para ou, enviar com rapidez os reforços ou dar ordens claras de avanço explorando a desorganização do inimigo atingido fortemente.
Deste modo, o Bat.114 acabou por instalar-se e acomodar-se em Quicabo e as suas Tropas ocuparam a Fazenda Beira Baixa e o Onzo não tendo atingido o objectivo principal, Nambuangongo.