quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CUMPRIU-SE MAIS UMA CONFRATERNIZAÇÃO

Tal como definido há um ano em V. N de Gaia a promessa de nova confraternização em Pombal no dia 12 de Outubro de 2013, foi cumprida.
Embora o peso de cinquenta e quatro anos passados sobre o nosso embarque para Angola, que nos tirou alguma energia de juventude, mantem-se em nós aquele estado de camaradagem e prontidão que o Corpo de Comando do Esq. 149  nos incutiu em tempo de guerra.
À hora marcada para o encontro lá estavam quase todos os combatentes sobreviventes em condições de saúde prontos para a arrancada da confraternização amiga.   

E também, trocados os fortes abraços e recordações de episódios trágicos-cómicos uns e cómico-trágicos outros passados em comum, não foi esquecida a memória dos que tombaram em combate pagando com sangue a sobrevivencia de camaradas e dando um elevado contributo para a identidade ímpar do nosso Esquadrão 149.


O Cardona, a alma e a força incansável da organização dos nossos encontros anuais, não se esqueceu de nada como de costume. E também nos recordou o desaparecimento, já este ano, dos dois homens que compunham a equipa da RTP que nos acompanhou desde o Ambriz até Nambuangongo e que comeram connosco diariamente noite e dia a ração de combate, o pó da picada e o risco de vida ou morte permanente.
Já não haverá mais a sua habitual feliz companhia junto de nós, contudo deixaram a sua indelével presença, em nós e no Esquadrão 149, imortalizada no filme "A Grande Arrancada" que narra a nossa epopeia vivida entre Ambriz e Nambuangongo. 




Foi curto o tempo para tanto episódio que havia para recordar entre os próprios intervenientes. Tanto mais que há sempre um dado novo ou pormenor esquecido de uma história passada sob perigo que, nestes encontros de troca de recordações em grupo, saltam à memória como badaladas de sino.
Mas para o ano haverá nova oportunidade de trocarmos abraços de nossa amizade e histórias de nossa guerra. 
Será em Viseu daqui a um ano.