sábado, 23 de junho de 2012

HOMEM MILITAR - DE SOLDADO A CAPITÃO

O 2º Sargento Cav.ª Avelino José Leitão, nosso Sargento Leitão chefe das transmissões do nosso Esquadrão 149, além do militar de elevadas qualidades e competência técnica que o louvor abaixo, conferido pelo nosso Comandante Rui Coelho Abrantes no Caxito em 12 de Março de 1962, em plena campanha, lhe atribuiu com merecimento, foi iguamente o nosso reporter fotográfico oficial.

Grande amante da fotografia, transportou sempre consigo o material necessário e instalou em todos acampamentos fixos o seu estúdio fotográfico incluindo a improvisada câmara-escura para as revelações. O seu gosto pela reportagem fotogáfica era tal que, a seu pedido, se incorporou em várias operações perigosas para poder fixar em imagens os acontecimentos que o seu sentido-olho-artístico-fotográfico descortinava no interior do decorrer dessa operações.


O Sargento Leitão enviou-me em 03.08.2005 um pacote de 13Kg contendo de forma impecável e organizada todo o espólio fotográfico, por si realizado sobre a nossa campanha em Angola. Confiou em mim como seu fiel depositário e eu procuro ser fiel à sua memória de preservar esse seu património que é também comum a todo o Esquadrão 149.
E além de o querer preservar enquanto for possível e posteriormente fazer entrega dele em Lanceiros 2 ou noutra instituição ligada ao património militar, quero dar início à sua publicação aqui no blog Memória 149.

Assim, em homenagem ao nosso Sargento Leitão e em memória do Esq. 149 e todos nós, Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados Rasos, e para juntar aos documentos palpáveis existentesse; livro do Dr. Pimenta "História do Esq. 149", o filme da RTP "A Grande Arrancada", a placa "Nambuangongo" museológicamente guardada em Lanceiros 2 e o livro "Esq. 149 - A guerra e os Dias" de José Neves, ficará também registada no impalpável imaterial espaço territorial da Net, para nossa memória furura.




As fotos e textos acima, uma súmula da biografia do Leitão escrita pelo próprio, foi-me por sí enviada em carta de 27.09.2005.


Proximamente daremos início à publicação das reportagens fotográficas por ordem cronológica da nossa passagem pela guerra em Angola 1961-1963.


1 comentário: