domingo, 17 de outubro de 2010

ENCONTRO 149 DE 2010

No dia, horas e local certos previstos, realizou-se o nosso encontro anual de antigos combatentes e familiares do Esquadrão de Cav. 149, que foi e é nosso orgulho de pessoas adultas conscientes do dever a que foram obrigadas e realizaram sem mácula ou vergonha.
O encontro e confraternização dos vivos realizou-se no largo à porta da igreja de Rio Maior e, no interior desta a devida homenagem ao encontro da memória viva e respeito pelos heróis quer tombados em combate em serviço da guerra, quer tombados em paz em serviço do país.
Comovedor nestes encontros é notar que vivos e mortos confraternizam entre eles através das histórias passadas e vividas em comum e, nesta ocasião, sempre revisitadas e contadas por novos intérpretes e sob aspectos diferentes. E comovedor também é constatar que a maioria das histórias vindas ao convívio são, precisamente, as vividas com ou protagonizadas pelos ausentes da vida, o que prova que os inevitáveis ausentes também são os mais presentes na recordação das nossas memórias de vida e morte na guerra.
É como se, naquelas nossas reuniões, nos visitasse e co-existisse entre e dentro de nós um deus bom e nosso amigo, recém-vindo de propósito, para quem não há presentes e ausentes mas apenas combatentes vivos.


Sem comentários:

Enviar um comentário